quinta-feira, 27 de setembro de 2012


Uso de ônibus rápido é questionado por Amary

Programa tenta mostrar que vias da cidade não comportam o BRT
Notícia publicada na edição de 27/09/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.



O projeto de trazer um ônibus rápido articulado, mais conhecido como BRT, voltou a ter destaque na propaganda política apresentada ontem na TV. No programa do candidato a prefeito pelo PMDB, Renato Amary, críticas foram feitas ao itinerário que o candidato pelo PSDB, Antonio Carlos Pannunzio, promete fazer com o BRT em Sorocaba. Utilizando dados de um levantamento feito em 2007 pela Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), a propaganda de Amary tentou convencer os eleitores de que o projeto do tucano seria "duvidoso" e "difícil de acreditar". Já os outros candidatos à Prefeitura preferiram deixar os ataques aos rivais de lado para mostrar suas propostas. 

A propaganda de Renato Amary (PMDB), que somente mostrou alguns projetos implantados pelo candidato na época em que foi prefeito em seus minutos finais, foi praticamente toda voltada a criticar as propostas de Pannunzio. O que mais chamou a atenção foi a parte em que a propaganda tocou no assunto do BRT, que foi destaque na última transmissão do candidato tucano na TV, quando ele trouxe um dos ônibus articulados, utilizado em Curitiba (PR), para Sorocaba. 

O programa de Amary buscou dados da CBTU, para demonstrar que o traçado inicial do projeto de BRT de Pannunzio seria impraticável na cidade. Segundo a propaganda veiculada ontem na TV, a CBTU revela que, para um ônibus tipo BRT ser utilizado em uma avenida, ele precisaria de 3,5 metros de cada lado da via, mais 3,2 m entre elas, onde funcionaria uma baia de emergência. Pegando a avenida São Paulo como exemplo, a propaganda de Amary mostrou que sobraria apenas 90 centímetros para os carros transitarem - já que a avenida em questão tem 11,1 m -, sendo que os veículos compactos possuem, em média, 1,8 m de largura.

Porém, o que se destaca aos olhos do eleitor atento é que, mesmo criticando o projeto de BRT de Pannunzio, Amary também promete instalar na cidade esse mesmo sistema de transporte urbano. O coordenador geral da Coligação Amor e Respeito por Sorocaba - que apoia Pannunzio -, João Leandro da Costa Filho, afirma que as críticas foram recebidas com "naturalidade". Ele garante que a circulação dos ônibus articulados em Sorocaba é possível, pois foi feito o teste, mostrado em um dos programas, e "ficou comprovado que não há problemas".
 
Ele foi feito em avenidas e em ruas como a Souza Pereira, Álvaro Soares, Dom Antônio Alvarenga, viaduto Jânio Quadros, Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer. O teste também foi feito na avenida Luiz Mendes de Almeida e imediações do largo do Divino. "O adversário que critica diz que também vai implantar o BRT. A cidade, as ruas e avenidas são as mesmas", finaliza o coordenador geral. 

Propostas em primeiro plano 
Veiculada logo após a de Renato Amary, a propaganda de Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) apresentou somente suas propostas de campanha, com enfoque nas áreas de Esportes e Cultura. Pannunzio prometeu ampliar o Território Jovem e defendeu que os centros esportivos não podem ser instalados em estruturas fechadas, o que faz com que haja uma integração entre todas as pessoas que o frequentam. Vitor Lippi também apareceu na propaganda, falando sobre a Clínica Profissionalizante, que atenderá jovens dependentes de drogas, porém os oferecendo cursos que os possibilitem a saírem do local com uma profissão.
 
Ele disse que o projeto já está em andamento em seu governo e revelou que Pannunzio irá implantar mais quatro dessas em Sorocaba. O candidato tucano também aproveitou para informar que deverá tornar a Arena Multiuso, em construção na cidade, em um Centro Olímpico e também destacou a importância de reabrir as portas do Casarão de Brigadeiro Tobias, o transformando em um museu e um local para abrigar eventos tropeiros. 

A candidata pelo PT, Iara Bernardi, foi a primeira a aparecer no horário político de ontem. Sua propaganda iniciou-se com um músico fazendo uma rap, dizendo que Sorocaba precisa de um novo tipo de governo e também de uma candidata "ficha limpa". Ela defendeu a construção de um hospital municipal na cidade, bem como a construção de mais Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na parte da Educação, ela prometeu garantir vagas em creches para todas as crianças. Também informou que vai criar o ProUni municipal, para que jovens de todas as classes sociais possam conseguir uma vaga em instituições de ensino superior. Ela ainda falou sobre o transporte coletivo, prometendo "reduzir e congelar as tarifas." 

A propaganda de Raul Marcelo, candidato pelo Psol, foi a última a ser veiculada e focou somente na questão do transporte público. Raul Marcelo apareceu dizendo que o Terminal Santo Antônio está há 20 anos sem uma reforma e, portanto, se comprometeu a investir em melhorias e ainda ampliá-lo. Porém, algo que gerou dúvidas foi quando ele disse que iria desapropriar um prédio da antiga fábrica de tecidos Cianê, mesmo que esteja sendo construído um shopping no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário