Programa de Pannunzio traz BRT para Sorocaba
Ônibus semelhante aos usados em Curitiba circulou pelas ruas da cidade
Notícia publicada na edição de 25/09/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
Uma das cenas mais inesperadas entre as exibidas na propaganda eleitoral gratuita de TV às 13 horas de ontem foi a de um ônibus do modelo utilizado no transporte público na cidade de Curitiba (PR) circulando pelas ruas de Sorocaba. Essas imagens ilustraram a propaganda do candidato pelo PSDB, Antonio Carlos Pannunzio, na intenção de provar que uma futura linha de ônibus articulados que trafegam por corredores exclusivas, também chamado de ônibus rápido ou BRT, cabem nas ruas da região central de Sorocaba. A exibição teve a intenção de contestar os comentários difundidos que faltaria espaço para esses veículos fazerem as manobras na cidade. O próprio candidato apareceu no interior do ônibus declarando que ele é mais espaçoso, confortável, possui mais acessibilidade e que colocará os primeiros veículos para circular após 18 meses do início da sua administração, se vencer as eleições.
Por meio da assessoria de imprensa, o candidato informou que o ônibus articulado, modelo Caravana Volvo, vai integrar o sistema BRT e tem capacidade para tem capacidade para 160 passageiros. Esse veículo teria percorrido a avenida São Paulo, ruas Souza Pereira, Álvaro Soares, Dom Antônio Alvarenga, viaduto Jânio Quadros, ruas Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer. Circulou ainda pela avenida Luiz Mendes de Almeida e pela região do largo do Divino. O candidato disse no horário eleitoral que ele será inicialmente implantado em uma linha ligando a região leste à oeste de Sorocaba, com integração com as demais linhas que atendem a cidade e com a possibilidade do passageiro usar todo o sistema pagando uma única tarifa.
A coligação que apoia o candidato Renato Amary (PMDB) prossegue com a estratégia de criticar a situação em que se encontra a cidade e nos últimos instantes do horário mantém a entrada de um ator que levanta dúvidas e aponta críticas contra as propostas do adversário Pannunzio ou do atual prefeito que o apoia, Vitor Lippi (PSDB). No programa cujo tema foi saneamento e meio ambiente, além de apresentar propostas, foi dado destaque à informação que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 11 mil pessoas convivem com esgoto correndo a céu aberto na cidade. A propaganda mostrou a realidade da família de uma mulher chamada Elisete, reclamando que no barraco de madeira em que vive não tem luz, não tem água, esgoto e junta muito lixo.
Também mostrou o lado externo do banheiro público recentemente inaugurado no centro de Sorocaba, com a informação de que, os 1,6 milhão nele investidos, o torna um dos banheiros públicos mais caros do Brasil e o contrapõe com a situação das pessoas que vivem sem rede de esgoto. Informou que o valor gasto supera o de um apartamento de luxo vendido em área nobre da cidade, no bairro Campolim, com valor de R$ 1,25 milhão. Disse ainda que os recursos aplicados no banheiro do centro seriam suficientes para instalar uma creche ou 38 moradias populares. Para lembrar dos trabalhos que fez em benefício do saneamento, foi dado destaque à canalização do córrego do Lavapés, a instalação do tratamento de esgoto para despoluir o rio Sorocaba, entre outras obras.
O candidato Raul Marcelo, do Psol, prometeu a criação de uma empresa pública para gerir e dar destino à média de 500 toneladas de lixo diárias produzidas na cidade. Afirmou que desse peso, cerca de 150 toneladas poderiam ser recicladas, para outras 300 toneladas estima-se a possibilidade de produzir adubo e apenas cerca de 10% realmente precisa ser descartado. Prometeu ampliar a coleta seletiva de materiais recicláveis, a manutenção de parques, entre outras propostas para o meio ambiente. Como os demais candidatos exibiu imagens de eleitores que o apoiam além de passeatas pelas ruas de Sorocaba.
A candidata Iara Bernardi (PT) prometeu conquistar para Sorocaba a ampliação do programa do Governo Federal que garante a faculdade para 15 mil sorocabanos e investir mais em educação. Argumentou que 75% dos jovens com idades entre 18 e 25 anos de idade estão fora das universidades. Prometeu cursinhos pré-vestibulares e a instalação de uma escola técnica federal. Declarou que Sorocaba precisa conhecer o jeito petista de administrar. O ex-presidente Lula participou da propaganda dizendo que conhece Iara desde a fundação do PT e que ela contribuiu como deputada federal para a qualidade do governo dele. O trabalho dela também foi elogiado pelos ministros da Educação, Aloízio Mercadante e da Cultura, Marta Suplicy, além do senador Eduardo Suplicy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário