sexta-feira, 28 de setembro de 2012


Araraquara, SP, testa ônibus híbrido 



mais encômico e menos poluente


Há interesse em adquirir frota, mas estudo econômico ainda não foi feito.
Passageiros podem experimentar modelo no Terminal de Integração.

Felipe TurioniDo G1 São Carlos e Araraquara

Ônibus híbrido é testado em Araraquara, SP (Foto: Divulgação)Passageiros podem testar modelo no Terminal de
Integração (Foto: Divulgação)
Um ônibus híbrido, com motores a eletricidade e a biodiesel, começou a circular em fase de testes pelas ruas de Araraquara(SP), nesta sexta-feira (28). A tecnologia utilizada no veículo proporciona economia no consumo de combustível e reduz a emissão de poluentes.
O ônibus deverá ser testado na cidade por 30 dias e há interesse da Companhia Tróleibus de Araraquara (CTA) em adquirir algumas unidades para a frota municipal, segundo o diretor da empresa, Márcio Santos, mas um estudo de investimento ainda não foi feito pela Prefeitura.
“Com certeza o benefício será maior que o custo, mas ainda não nos foi apresentado um valor oficial pela fabricante e queremos ouvir a população sobre o veículo durante os testes”, afirmou Santos. Estima-se que o veículo com a tecnologia híbrida, que começou a ser produzido pela Volvo em Curitiba (PR), custe cerca de R$ 500 mil, pouco menos que o dobro de um veículo convencional, que custa R$ 270 mil. Devido ao potencial ecológico, há uma linha de crédito especial de até 10 anos no Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), que poderá ser utilizado.

Por também possuir motor elétrico, o consumo de biodiesel no ônibus híbrido chega a ser reduzido em até 35%, segundo a Volvo, além de poder reduzir em até 90% a emissão de gases poluentes. O modelo funciona com eletricidade nos momentos em que está parado, na arrancada e até os 20 km/h. A carga é recarregada durante as frenagens.

“É autossustentável”, afirma o diretor da CTA. “E também é confortável para o motorista e silencioso para os passageiros e outros motoristas”, disse. “Nos testes, pensávamos que o motorista tinha afogado o ônibus quando parava, mas era o motor a diesel que ficou desligado e o elétrico não emitia ruído”.
Ônibus híbrido é testado em Araraquara, SP (Foto: Divulgação)Modelo testado foi produzido na Suécia e reduz em até 35% o consumo de biodiesel (Foto: Divulgação)
Segundo Santos, se utilizado na frota de Araraquara, os ônibus poderão ajudar a reduzir os problemas no trânsito. “Com bons veículos, mais modernos e confortáveis, as pessoas vão passar a preferir deixar os carros na garagem e utilizar o ônibus”, disse. Após experimentar o ônibus, os passageiros podem deixar a opinião sobre o modelo no site da CTA.

Linhas
Apenas um ônibus híbrido está em teste em Araraquara e há revezamento de linhas. Por não ter catraca instalada no modelo, os passageiros devem embarcar no Terminal de Integração, entre as Avenidas Portugal e São Paulo, no Centro. Nos pontos da cidade haverá apenas a possibilidade de desembarque.

Por seu histórico com ônibus tróleibus, que circularam por mais de 40 anos, Araraquara é a primeira cidade média no Brasil a ter o ônibus híbrido disponível para teste. Antes, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas e São José dos Campos já experimentaram o modelo, que foi produzido na Suécia.

Neste sábado (29), em Curitiba, começam a circular os primeiros ônibus híbridos produzidos no Brasil. Os ônibus híbridos começaram a ser fabricados no país em junho e foram apresentados, no mesmo mês, na Rio +20, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) realizada noRio de Janeiro, como exemplo de desenvolvimento sustentável. Assim como Curitiba, que terá 30 hibribus circulando ainda este ano, São Paulo também contará com 50 modelos 'ecológicos'
.

Batida entre ônibus e carro mata 



mulher e deixa 5 feridos em Brotas


Acidente aconteceu na noite de quinta-feira (27), em Salvador.
Foi preciso apoio do Corpo de Bombeiros para tirar vítimas das ferragens.

Do G1 BA

Uma mulher morreu e cinco pessoas ficaram feridas em um acidente na noite de quinta-feira (27), na Avenida Dom João VI, no bairro de Brotas, em Salvador, de acordo com a polícia.
Segundo informações da 26ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), o ônibus, que fazia a linha Brotas-Lapa, bateu em um carro às 23h15. As vítimas foram socorridas pelo Samu e foi necessário o auxílio do Corpo de Bombeiros para retirar alguns feridos das ferragens.
Não há informações sobre o estado de saúde dos sobreviventes do acidente. A equipe policial que assumiu o plantão na manhã desta sexta-feira (28) também não soube informar se o motorista do ônibus foi identificado e ouvido
.

Eleitores esperam requalificação dos 



sete terminais de ônibus em Salvador


Insegurança e falta de higiene nas estações estão entre principais queixas. Licitação do sistema de transporte pode contribuir para melhorar qualidade.

Danutta RodriguesDo G1 BA

A melhoria do sistema de transporte público e dos terminais de passageiros da cidade está entre as prioridades apresentadas na campanha de todos os candidatos à Prefeitura deSalvador. Com a proximidade da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, em 2013 e 2014 respectivamente, a adoção de um plano de transporte público eficiente e integrado, capaz de servir a população, deve ser implantado pelo próximo gestor da cidade.
Principal meio de transporte público na capital baiana, os ônibus urbanos atendem mais de 94% da demanda transportada na cidade, segundo a Secretaria Municipal dos Transportes e Infraestrutura (Setin). Atualmente, existem sete terminais de passageiros na cidade. São eles: Lapa, Pirajá, Rodoviária, Iguatemi, Mussurunga, Aquidabã e Barroquinha. Cerca de 590 mil passageiros por dia trafegam nos dois principais terminais, as estações da Lapa e Pirajá.
Inaugurada em novembro de 1982, a Estação da Lapa não passa por uma reforma há quase dez anos. A última aconteceu em dezembro de 2000. Já a Estação Pirajá, por onde transitam 130 mil passageiros por dia foi inaugurada em novembro de 1994 e a última reforma também foi realizada há quase dez anos.
A falta de segurança é uma das principais queixas dos usuários da Estação da Lapa. Segundo o relato de funcionários do local, os roubos são tão frequentes que eles já conhecem os assaltantes. Ainda de acordo com os funcionários, normalmente, quem assaltou pela manhã, volta no turno da tarde para assaltar de novo.

Por conta dessa insegurança, os donos dos estabelecimentos que funcionam no local contrataram seguranças para evitar os roubos. “Segurança é o foco principal, não só para a estação, como para toda a comunidade. Não só eu estou percebendo isso, como toda a população percebe que estamos carentes de muita coisa que os nossos governantes prometem, prometem e na verdade não conseguem cumprir nem 1/3 do que eles prometem. Essa insegurança é geral pra todo mundo que trabalha, pra todo mundo que transita na Estação da Lapa, eu acho que é geral”, relata o despachante Gerson da Silva.
Reclamações a respeito da falta de higiene nas estações também são comuns entre os usuários. Para o administrador de empresas Ivan Andrade, a Estação da Lapa sempre foi muito ruim. “É sempre dessa forma, sempre terrível, sempre com esse acúmulo de lixo, sempre com esse acúmulo de sujeira, a questão da higiene, se você for aos banheiros, sempre de mal a pior, sempre dessa forma. Sempre nessa coisa de descaso”, revolta-se.
Estação Pirajá (Foto: Ida Sandes/G1)Estação Pirajá é alvo de reclamação dos usuários
(Foto: Ida Sandes/G1)
Assim como acontece na Estação da Lapa, o terminal de Pirajá também é criticado pelos usuários. “É horrível. A gente sofre muito aqui na estação. Passo mais de uma hora aqui. Tem dia que não tem transporte, trava tudo e a gente fica sem poder sair aqui de dentro. É um sofrimento para os passageiros. É uma vergonha. Parece que não estão lidando com pessoas humanas. Tudo quebrado, nada presta. A gente passa mais de uma hora aqui esperando. É um absurdo aqui”, relata uma passageira.
 
Outro fator que preocupa os usuários do sistema público de transporte é a segurança dentro dos ônibus urbanos. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, no primeiro semestre de 2012 foram registrados 1.028 assaltos, um aumento de 57% em relação a 2011, que, no mesmo período, registrou 654 roubos a ônibus. Em comparação a anos anteriores, de 2007 a 2010, quando houve uma redução de aproximadamente 42% dos assaltos a ônibus, os números comprovam o aumento da insegurança dentro dos veículos que circulam na cidade.

Licitação
Com uma frota de aproximadamente 2.800 veículos para atender cerca de 38 milhões de passageiros mensalmente, o Sistema de Transporte Coletivo por ônibus de Salvador – STCO é operado por 18 empresas que atuam, segundo a Setin, sob regime de permissão, ou seja, “sem regras para medir e executar direitos e deveres”. Isso significa que não há contrato assinado entre a prefeitura e as empresas de ônibus que circulam na cidade.

Em 2012, a Setin iniciou o processo da primeira licitação do sistema de transporte coletivo por ônibus urbano em 50 anos. O edital de concorrência pública está em fase de finalização. A minuta do edital está disponível para consulta e contribuições até o dia 4 de outubro no site da Setin. A versão final será fruto da consulta pública, juntamente com o parecer da Procuradoria Geral do Município (PGM). Entre os deveres da empresa que irá administrar o transporte público da cidade, sob a fiscalização da prefeitura, está a manutenção das estações de ônibus de Salvador e a garantia da segurança nesses terminais e dentro dos veículos que transportam os passageiros diariamente.

Entre outras atribuições da concessionária que será escolhida por meio do processo licitatório da prefeitura está o dever de operar os BRTs – Bus Rapid Transit, modelo de transporte rápido, com a utilização de corredores exclusivos para tráfego, e a implantação da rede de transporte integrada ao serviço metroviário. Será função do poder público a regulamentação da fiscalização permanente dos serviços prestados pela concessionária que irá administrar o Sistema de Transporte Coletivo por ônibus de Salvador. Desse modo, a próxima administração municipal terá um papel fundamental na busca por melhorias do principal meio de transporte da terceira capital mais populosa do país

.

Indaiatuba recebem mais 8 ônibus zero quiometros

divulgação

Outros 10 veículos 0km chegarão nesta sexta-feira
da redação | 28-09-2012 10:07:58
 
A Viação Indaiatubana, responsável pelo transporte coletivo do município, apresentou nesta quinta-feira (27) para a Prefeitura de Indaiatuba oito novos ônibus zero quilômetros, que substituirão os veículos antigos da frota da empresa. De acordo com a Viação a previsão de chegada das outras 10 unidades é para esta sexta-feira (28), completando a renovação da frota.

A documentação dos veículos e o emplacamento estão sendo providenciados para que os mesmos entrem em operação. Os oito veículos novos são considerados ônibus leve, da marca e modelo Mercedes Benz 0F1519 Euro 5 com carroceria Ciferal Marcolopo Torino com capacidade para 36 pessoas sentadas. Os próximos 10 veículos serão ônibus convencional da mesma marca e carroceria com capacidade para 50 pessoas sentadas.

Anteriormente a Viação Indaiatubana estava com uma frota de 62 veículos, com idade média de 3,81. Com a chegada desses oito veículos a frota da Viação foi para 70 ônibus; a idade média da frota abaixou para 3,37. “A idade média irá abaixar ainda mais com a chegada dos próximos 10 ônibus e com as substituições dos antigos, ficando com uma das frotas mais novas da RMC (Região Metropolitana de Campinas)”, comenta o diretor do Departamento de Transporte Coletivo, Silvio Roberto Lima.

Para o secretário de Administração, Núncio Lobo Costa, é uma alegria receber os novos ônibus e concretizar o compromisso assumido de renovação da frota. “O compromisso que foi assumido pelo prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) foi cumprido e é uma alegria para nós receber esses novos ônibus. A melhoria do serviço já foi notada e agora com esses novos veículos ficará ainda melhor, essa semana chegará os outros 10 veículos novos para completar o progresso. Essa sensação de melhoria será sentida aos poucos pelos usuários e pedimos para a população sentir essa melhoria no dia-a-dia”, ressalta Costa.

Cobrança proporcional de tarifas de ônibus custará metade de bilhete único mensal, diz Russomanno

Prefeitura deverá desembolsar R$ 200 milhões a mais com cobrança proporcional de passagens
Russomanno discursa para cooperativados (Foto: Ale Vianna/Brazil Photo Press/AE)
O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, disse, nesta quinta-feira (27), que sua proposta de cobrar a passagem de ônibus de forma proporcional ao trajeto percorrido vai custar cerca de R$ 200 milhões a mais para os cofres públicos. Ele comparou o custo do programa ao da principal bandeira de seu opositor petista, Fernando Haddad,  o bilhete único mensal.
— [Vai custar] menos do que o Haddad está propondo no projeto dele. O projeto dele vai custar por volta de R$ 450, R$ 480 milhões a mais.
Antes de participar de um encontro com representantes de cooperativas de transporte coletivo, nesta tarde, Russomanno explicou como funcionará a cobrança proporcional. Como já havia afirmado durante o debate da TV Gazeta, na segunda-feira (24), se ele for eleito, os ônibus da capital passarão a ter leitores biométricos.
 — A pessoa entra no ônibus, põe a sua digital, passa seu cartão, depois na hora que for descer no ponto põe o dedo de novo e vai ser verificado o percurso que essa pessoa fez.  Se o percurso for menor do que a viagem inteira, ela paga menos do que a viagem inteira.
Russomanno não souber dizer, no entanto, qual será o custo de implantação do sistema biométrico. Segundo ele, o estudo que está sendo realizado é complexo e os valores dos subsídios ainda serão divulgados.

Polícia faz operação para prender 



quadrilha de assalto a ônibus, em GO


Justiça já decretou prisão de seis homens que moram em Cristalina.
Grupo é suspeito de roubar ônibus interestaduais em GO, MG e no DF.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

As Polícias Rodoviária Federal e Civil de Goiás realizam uma operação na divisa entre Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal para cumprir mandatos de prisão de assaltantes de ônibus interestaduais, aqueles que fazem a ligação de um estado a outro.
Na manhã desta sexta-feira (28), as polícias estão realizando a operação emCristalina, no entorno do DF, onde moram os seis homens suspeitos de integrar a quadrilha. Segundo a polícia, as investigações começaram em março deste ano e já foi decretada a prisão dos seis integrantes.
Segundo informações das polícias, os assaltantes são violentos e em um dos assaltos eles chegaram a matar uma pessoa. O grupo, conforme a polícia, usava armamentos pesados e fazia pressão psicológica nos passageiros quando invadia os veículos. A quadrilha dava preferência aos ônibus que faziam o deslocamento de sacoleiros que realizavam compras em São Paulo. Só neste ano foram registrados mais de 50 assaltos a ônibus em Goiás
.

Micro-ônibus despenca em terreno 



dentro do Centro Administrativo


Acidente foi por volta das 17h30 desta quinta-feira. Pista estava molhada
Transalvador informa que há vítimas, mas não sabe especificar quantidade.

Do G1 BA

MICRO ONIBUS CAI EM RIBANCEIRA BAHIA (Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)Micro-ônibus caiu em ribanceira, em Salvador (Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)
Um micro-ônibus derrapou na pista molhada e despencou em um terreno que fica à margem da avenida interna do Centro Administrativo da Bahia (CAB), na Avenida Paralela, emSalvador. O acidente ocorreu por volta das 17h30 desta quinta-feira (27) e, segundo testemunhas, chovia no momento da queda. Passageiros sofreram ferimentos e foram atendidos no local por equipe do Samu.
Um dos passageiros do coletivo, Joselito Bispo de Jesus, contou ao G1 que o motorista perdeu o controle do veículo em uma curva. "Ele perdeu o controle na curva e ficou rabiando porque a pista estava molhada. Graças a Deus estou bem", relatou. Antes de cair no terreno, o micro-ônibus bateu no tapume que cercava uma obra em andamento no local do acidente.
"O pessoal do ônibus se feriu. Felizmente, eu nao me feri, me segurei no braço da poltrona e chamei por Deus quando vi que ele ia cair", completa o passageiro.
A Transalvador não sabe confirmar o número exato de vítimas. Equipes do Salvar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar acompanharam o atendimento aos feridos. A Centel afirma que quatro pessoas foram socorridas para o posto de saúde do bairro de São Marcos
.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012


Ônibus com piauienses que saiu para o DF incendeia na estrada

O incêndio ocorreu por volta das 11h20min e muitos dos passageiros perderam suas bagagens
Passageiros sairam em pânico
Passageiros sairam em pânico
De acordo com informações prestadas por telefone por uma passageira da cidade de Esperantina, que viajava no referido ônibus, e que não quis se identificar, o veículo chegou a apresentar seis defeitos durante todo o trajeto da viajem. A passageira chegou a afirmar que um dos defeitos apresentados no ônibus foi ocasionado em uma das correias do motor, e os passageiros chegaram a passar a noite dormindo na estrada em função do problema apresentado.
Já ao amanhecer do dia, o motorista do ônibus consertou o defeito e prosseguiu a viajem e quando chegaram nas proximidades da cidade de Itaueira o referido ônibus começou a pegar fogo, o que deixou a maioria dos passageiros completamente abalados com a grave situação.
O incêndio ocorreu por volta das 11h20min e muitos dos passageiros perderam suas bagagens, documentos e dinheiro, conforme relatou a esperantinense a este meio de comunicação.
A passageira chegou a relatar ainda que algumas pessoas ligadas a Empresa de ônibus Transpiauí, que também faz linha com destino ao Distrito Federal, tentou de forma amigavel entrar em acordo com os motoristas da Empresa que teve o seu ônibus destruido pelo fogo, no sentido de transportar os passageiros prejudicados até Brasilia, mas, infelizmente, não houve acordo entre ambos.
Segundo ainda a esperantinense, a previsão é de que o segundo ônibus que saiu da cidade de Esperantina para prestar socorrro aos passageiros só seja consertado na manhã desta quinta-feira (27). Ela relatou que entre os passageiros, se encontra uma criança de colo de apenas três meses de nascida.


Corrida Integração altera trânsito e 



linhas de ônibus em Campinas


Largada está prevista para as 8h deste domingo (30) na Arautos da Paz.
A expectativa é que 8 mil atletas participem do evento na sua 29º edição.

Do G1 Campinas e Região

Atletas treinam para corrida realizada no domingo (30) (Foto: Reprodução / EPTV)Atletas treinam para corrida realizada no domingo
(30) em Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)
A Empresa Municipal de Desenvolvimento deCampinas (Emdec) preparou um esquema especial de trânsito para o domingo (30), devido a realização da 29ª Corrida Integração com largada prevista, às 8h, na Praça Arautos da Paz, na região do Taquaral, em Campinas (SP). A prova terá dois percusos, um de 10 km e outro de 5 km. A expectativa é de que 8 mil atletas participem do evento, de acordo com a organização. A previsão de término é 13h e as vias devem ser liberadas logo em seguida.
Linhas de ônibus serão alteradas (confira a relação completa abaixo) e bloqueios ocorrerão nos entornos da corrida. Além disso, as ciclofaixas do Centro/Taquaral e Ouro Verde ficarão fechadas no dia. Ao todo 58 intervenções serão realizadas da cidade.
O trajeto da corrida de 10 km percorrerá a Rua Vital Brasil, seguindo pelas avenidas Dr. Heitor Penteado, Júlio Prestes, José de Souza Campos, Orosimbo Maia, a Rua Dr. José de Campos Novaes, as avenidas Barão de Itapura e Heitor Penteado, com chegada na Rua Vital Brasil. Já a corrida de 5 km será realizada em volta da Praça Arautos da Paz e da Lagoa do Taquaral.

Os agentes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) monitorarão o trânsito, mas a orientação é de que os motoristas evitem a região durante o evento.
Na madrugada de domingo será feita a reserva de vagas e a montagem das estruturas. A pista interna da Rua Vital Brasil, entre as duas rotatórias do 4º Distrito Policial e da Rua Vital Brasil, será bloqueada às 4h. Duas horas depois, serão realizados os bloqueios da Avenida Barão de Itapura. A previsão é de que, às 7h30, o esquema para o evento já esteja montado.
Confira os desvios nas linhas de ônibus:
Linhas 116, 244, 338, 351, 371: o desvio será realizado pela Rua Carolina Florence, passando pela Avenida Theodureto A. Camargo, Rua Maria Amélia R. Martins, retorno, Avenida Theodureto A. Camargo, Rua Fernão Lopes e itinerário normal.
Linhas 116, 244, 332, 338, 351, 364, 371: o desvio será na Avenida Theodureto de A. Camargo com a Rua Maria Amélia Rezende Martins.
Linhas 116, 338, 371: desvio pela Avenida Monsenhor Jerônimo Baggio, passando pela Rua Carolina Florence, Avenida Theodureto A. Camargo, Rua Maria Amélia R Martins, retorno, Avenida Theodureto A. Camargo, Rua Fernão Lopes e itinerário normal.
Linhas 345, 249, 362, 369, 359, 348, 353, 354, 377, 357: os condutores deverão seguir pela Avenida Orosimbo Maia, Avenida José de Souza Campos, Avenida Júlio Prestes e seguir normalmente.
Linhas 171, 352, 374: desvio pela Rua Jorge Krug, Avenida Orosimbo Maia e Avenida Júlio Prestes.
Linhas 308, 345, 348, 359, 377: desvio para a Rua Dario Pompeu de Camargo, sentido Rua Arlindo Carpino.
Linhas: 244, 331: desvio pela Rua 1º de Março, Avenida Brasil e Avenida Orosimbo Maia.
Linha 371: os condutores deverão fazer o desvio pela Avenida Brasil, Rua 1º Março e Rua Baronesa Geraldo de Rezende.

Para obter mais informações sobre as linhas de ônibus e os percursos, o usuário do transporte público pode entrar em com a Emdec pelo telefone (19) 3772-1517, ou no serviço de informações do site (acesse aqui).
Para ler mais notícias do G1 Campinas e Região, clique em g1.globo.com/campinas. Siga também o G1 Campinas e Região no Twitter e por RSS.
Atletas intensificam rotina de treinos em antecipação de corrida em Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)Atletas intensificam rotina de treinos em antecipação de corrida em Campinas (Foto: Reprodução / EPTV
)

Uso de ônibus rápido é questionado por Amary

Programa tenta mostrar que vias da cidade não comportam o BRT
Notícia publicada na edição de 27/09/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.



O projeto de trazer um ônibus rápido articulado, mais conhecido como BRT, voltou a ter destaque na propaganda política apresentada ontem na TV. No programa do candidato a prefeito pelo PMDB, Renato Amary, críticas foram feitas ao itinerário que o candidato pelo PSDB, Antonio Carlos Pannunzio, promete fazer com o BRT em Sorocaba. Utilizando dados de um levantamento feito em 2007 pela Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), a propaganda de Amary tentou convencer os eleitores de que o projeto do tucano seria "duvidoso" e "difícil de acreditar". Já os outros candidatos à Prefeitura preferiram deixar os ataques aos rivais de lado para mostrar suas propostas. 

A propaganda de Renato Amary (PMDB), que somente mostrou alguns projetos implantados pelo candidato na época em que foi prefeito em seus minutos finais, foi praticamente toda voltada a criticar as propostas de Pannunzio. O que mais chamou a atenção foi a parte em que a propaganda tocou no assunto do BRT, que foi destaque na última transmissão do candidato tucano na TV, quando ele trouxe um dos ônibus articulados, utilizado em Curitiba (PR), para Sorocaba. 

O programa de Amary buscou dados da CBTU, para demonstrar que o traçado inicial do projeto de BRT de Pannunzio seria impraticável na cidade. Segundo a propaganda veiculada ontem na TV, a CBTU revela que, para um ônibus tipo BRT ser utilizado em uma avenida, ele precisaria de 3,5 metros de cada lado da via, mais 3,2 m entre elas, onde funcionaria uma baia de emergência. Pegando a avenida São Paulo como exemplo, a propaganda de Amary mostrou que sobraria apenas 90 centímetros para os carros transitarem - já que a avenida em questão tem 11,1 m -, sendo que os veículos compactos possuem, em média, 1,8 m de largura.

Porém, o que se destaca aos olhos do eleitor atento é que, mesmo criticando o projeto de BRT de Pannunzio, Amary também promete instalar na cidade esse mesmo sistema de transporte urbano. O coordenador geral da Coligação Amor e Respeito por Sorocaba - que apoia Pannunzio -, João Leandro da Costa Filho, afirma que as críticas foram recebidas com "naturalidade". Ele garante que a circulação dos ônibus articulados em Sorocaba é possível, pois foi feito o teste, mostrado em um dos programas, e "ficou comprovado que não há problemas".
 
Ele foi feito em avenidas e em ruas como a Souza Pereira, Álvaro Soares, Dom Antônio Alvarenga, viaduto Jânio Quadros, Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer. O teste também foi feito na avenida Luiz Mendes de Almeida e imediações do largo do Divino. "O adversário que critica diz que também vai implantar o BRT. A cidade, as ruas e avenidas são as mesmas", finaliza o coordenador geral. 

Propostas em primeiro plano 
Veiculada logo após a de Renato Amary, a propaganda de Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) apresentou somente suas propostas de campanha, com enfoque nas áreas de Esportes e Cultura. Pannunzio prometeu ampliar o Território Jovem e defendeu que os centros esportivos não podem ser instalados em estruturas fechadas, o que faz com que haja uma integração entre todas as pessoas que o frequentam. Vitor Lippi também apareceu na propaganda, falando sobre a Clínica Profissionalizante, que atenderá jovens dependentes de drogas, porém os oferecendo cursos que os possibilitem a saírem do local com uma profissão.
 
Ele disse que o projeto já está em andamento em seu governo e revelou que Pannunzio irá implantar mais quatro dessas em Sorocaba. O candidato tucano também aproveitou para informar que deverá tornar a Arena Multiuso, em construção na cidade, em um Centro Olímpico e também destacou a importância de reabrir as portas do Casarão de Brigadeiro Tobias, o transformando em um museu e um local para abrigar eventos tropeiros. 

A candidata pelo PT, Iara Bernardi, foi a primeira a aparecer no horário político de ontem. Sua propaganda iniciou-se com um músico fazendo uma rap, dizendo que Sorocaba precisa de um novo tipo de governo e também de uma candidata "ficha limpa". Ela defendeu a construção de um hospital municipal na cidade, bem como a construção de mais Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na parte da Educação, ela prometeu garantir vagas em creches para todas as crianças. Também informou que vai criar o ProUni municipal, para que jovens de todas as classes sociais possam conseguir uma vaga em instituições de ensino superior. Ela ainda falou sobre o transporte coletivo, prometendo "reduzir e congelar as tarifas." 

A propaganda de Raul Marcelo, candidato pelo Psol, foi a última a ser veiculada e focou somente na questão do transporte público. Raul Marcelo apareceu dizendo que o Terminal Santo Antônio está há 20 anos sem uma reforma e, portanto, se comprometeu a investir em melhorias e ainda ampliá-lo. Porém, algo que gerou dúvidas foi quando ele disse que iria desapropriar um prédio da antiga fábrica de tecidos Cianê, mesmo que esteja sendo construído um shopping no local.

Presidente da Cassems apresenta o ‘Ônibus da Saúde’ ao Ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, veio a Campo Grande na noite desta terça-feira (25) para reunir-se com representantes da saúde do município. Na oportunidade, o presidente da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), Ricardo Ayache, apresentou ao ministro o programa itinerante de prevenção ao câncer, o ‘Ônibus da Saúde’, uma parceria entre a Caixa dos Servidores e o Hospital do Câncer Alfredo Abrãao.
Ayache explicou que o projeto ‘Ônibus da Saúde’ leva atendimento digno às mulheres do interior de Mato Grosso do Sul, muitas vezes carentes na prevenção ao câncer e que, em alguns casos, nunca fizeram uma mamografia.
O ministro se surpreendeu com o programa e, principalmente com a iniciativa da Cassems - Foto: Ascom
O ministro se surpreendeu com o programa e, principalmente com a iniciativa da Cassems - Foto: Ascom
Padilha disse que, ao longo de vários anos, o Brasil construiu um sistema de saúde forte, que garante tratamento gratuito e de qualidade a todos os usuários. Ele disse ainda que o Sistema Único de Saúde (SUS) representa uma conquista social, um marco no processo de redemocratização, pois possibilitou a inclusão de milhares de brasileiros e que é referência para as demais políticas públicas.
O ministro se surpreendeu com essa unidade itinerante de tratamento ao câncer. “Fiquei admirado com o programa que foi apresentado, principalmente pela iniciativa ter partido de um plano de saúde, mais surpreso ainda por este plano ser autogestão. É uma iniciativa ousada e moderna”.
Segundo Fabrício Colacino, médico oncologista e coordenador do projeto, o “Ônibus da Saúde” surgiu da indignação de inúmeros casos de câncer que chegavam a Capital, deixando a medicina aos pés, pois pouco podia ser feito devido ao diagnóstico tardio e ao estágio avançado da doença. “Quando diagnosticada precocemente o paciente tem mais de 90% de chances de cura”.
A unidade móvel de prevenção e tratamento do câncer percorre o interior do Mato Grosso do Sul desde outubro de 2011 já passou 19 cidades atendendo, aproximadamente, 4 mil pessoas. De acordo com Colacino, cerca de 190 pessoas apresentaram traços da doença.
O ‘Ônibus da Saúde’ é considerado a maior estrutura de tratamento em prevenção ao câncer do país e conta com equipamentos de última geração, salas de exames ginecológicos, mamografias, consultório médico e centro cirúrgico para procedimentos de pequena e média complexidade. Os pacientes são todos agendados previamente pela Cassems que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames.
Além de uma estrutura moderna, o programa conta com uma equipe especializada, experiente e muito atenciosa. Cerca de 80 profissionais se envolvem para dar andamento ao programa, desses, doze profissionais acompanham o ônibus, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Caminho da saúde
De acordo com a coordenação do projeto itinerante de prevenção ao câncer, o veículo é preparado para realizar desde consultas a procedimentos cirúrgicos simples.
A agenda de visitação às cidades é feita a partir de contato com as secretarias municipais de Saúde. As consultas são agendadas previamente pela equipe da Cassems e pelo SUS municipal. A seleção dos pacientes é realizada conforme a necessidade. O tempo de atraso dos exames é um dos elementos fundamentais na hora da escolha.
Atendimento
A equipe da Cassems faz um agendamento prévio, com todas as pacientes que, de acordo com o cadastro na Caixa dos Servidores, não realizou exames de mamografia e preventivo nos últimos anos. E, assim que o ônibus chega a sua cidade, o paciente é atendimento com toda a comodidade que tem direito.
No veículo são oferecidos serviços clínicos como: mamografia, prevenção de câncer de colo de útero, exame de pele e palestra sobre orientação e prevenção.
Novo modelo de ônibus coletivo é mostrado à comunidade
 
O prefeito apresentou o novo modelo de ônibus que será utilizado em Uberaba
O prefeito apresentou o novo modelo de ônibus que será utilizado em Uberaba
Segundo o prefeito Anderson Adauto, o Sistema Leste-Oeste deverá entrar em operação entre os dias 15 e 20 de dezembro. O anúncio foi feito nesta quarta feira (26), na avenida Leopoldino de Oliveira, durante apresentação do novo modelo de ônibus a ser usado no transporte coletivo urbano de Uberaba.
Anderson explicou que o modelo BRT - Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido de Ônibus), conhecido como “metrô de superfície”, está sendo adotado na cidade do Rio de Janeiro e, em seguida, em Uberaba. Hidramático, o veículo comporta até 100 passageiros, tem portas eletrônicas e é silencioso e não poluente.
Estes ônibus vão controlar o sistema de semáforos, para dar maior fluidez ao trânsito e segurança aos usuários, passando em cada terminal a cada dois minutos.
Segundo ele, o Projeto de Mobilidade Urbana entrará em operação ainda em seu governo. Com a conclusão das obras do projeto “Água Viva” na avenida Leopoldino de Oliveira, o chefe do Executivo espera concluir a instalação das estações climatizadas de embarque e desembarque de passageiros. As obras dos terminais do bairro Manoel Mendes e do Estádio Uberabão já foram iniciadas.
O prefeito revelou que deixará assegurados R$ 40 milhões para a segunda etapa do Programa de Mobilidade Urbana. Serão adequadas vias e construídos terminais de integração no conjunto Beija-Flor, na região Sudoeste, e próximo ao Parque de Exposições Fernando Costa, na região Sudeste.
 

Motociclista morre em colisão com 



ônibus em Campo Grande


Acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (27).
Segundo a Ciptran, havia ainda uma mulher e uma criança na motocicleta.

Do G1 MS

Motociclista morre em colisão com ônibus em Campo Grande (Foto: Tatiane Queiroz/ G1MS)Motociclista não resistiu aos ferimentos e morreu no local, diz Ciptran (Foto: Tatiane Queiroz/ G1MS)
Um motociclista, de 20 anos, morreu após bater na traseira de um ônibus coletivo na avenida Ministro João Arinos, saída para Três Lagoas, na manhã desta quinta-feira(27), em Campo Grande. Segundo a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), havia três outras duas pessoas uma mulher de 21 anos e uma criança de 2 anos.
Ainda segundo a Ciptran, o acidente ocorreu por volta das 6 horas, quando o ônibus parou em um ponto da avenida para que os passageiros pudessem descer. O motociclista bateu atrás do veículo.

O motorista do ônibus foi levado para a 1ª Delegacia de Polícia para prestar depoimento. Uma equipe de perícia da Polícia Civil esteve no local e as circusntâncias do acidente serão investigadas.
O homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. As outras duas vítima foram encaminhadas para a Santa Casa. Ainda não há informações sobre o estado de saúde delas.
Duas das pistas da avenida foram interditadas pela Ciptran e o trânsito permaneceu lento no local por aproximadamente duas horas. A via já foi liberada
.